segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Agenda 21 da Cultura

A Agenda 21 da Cultura é um documento que estabelece as bases e um conjunto de compromissos das cidades e dos governos locais para o desenvolvimento cultural. Podemos afirmar que a Agenda 21 é um compromisso dos governos com os direitos humanos, a diversidade cultural, a sustentabilidade e a democracia participativa.

Vivemos um tempo social marcado pela necessidade emergente do debate acerca das políticas de inclusão social, de uma política de acção real que se concretize num projecto socioeducativo para a convivência multicultural, em que premissas como a liberdade cultural e religiosa, a participação e a democracia são factores vivificantes das comunidades locais e pilares da estabilidade política e social. Estes valores sociais estão apoiados no reconhecimento público por parte dos governos que rectificaram o documento Agenda 21 da Cultura e à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de que os direitos culturais são parte indissociável desses direitos.

No século XXI há a necessidade de um projecto global que perspective o desenvolvimento cultural desde a óptica da Animação Sociocultural. A Agenda 21 é um documento de trabalho para os governos regionais e locais, mas um manual prático para os Animadores Socioculturais, pois, os princípios consignados na Agenda 21 da Cultura reflectem valores universais defendidos à luz das metodologias da Animação Sociocultural.

Sem comentários: