segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Revista Quaderns d’ Animació i Educació Social

Está disponível o novo número da revista Quaderns d’Animació i Educació Social. O número 19 (janeiro – junho) deste periódico tem uma forte participação portuguesa, com contributos de animadores socioculturais, investigadores e dirigentes associativos, o que revela um sentido crescente de participação em projetos que contribuem para a diversidade da literatura sobre as questões pertinentes à animação sociocultural e às práticas profissionais dos seus agentes.

 É de salientar a visão e a necessária discussão que se impõem ao exercício da profissão dos animadores socioculturais no território europeu e as sinergias que essa expansão poderá trazer de positivo aos animadores. A animação sociocultural e os animadores são uma realidade europeia. A discussão sobre a profissão do animador sociocultural é uma realidade concreta que deverá ser observada ao nível de um plano de intervenção institucional supra nacional.

O envelhecimento é uma realidade social que precisa de respostas comunitárias adequadas mediante estratégias que possibilitem um nobre e feliz processo de envelhecimento individual e coletivo. Hoje os lares são uma resposta institucional e os animadores socioculturais um recurso humano inigualável na manutenção do processo de envelhecimento ativo. 

Sem comentários: